sábado, 3 de agosto de 2013

Costa da Caparica

-->
Olá pessoal,

Pois bem tenho andado afastado aqui do sitio. devido a motivos profissionais que me deixam com pouco tempo para contar-vos como tem corrido as pescarias, estás que tem sido poucas ultimamente, mas sempre que possível dou uma saltada.
Longe do restante grupo, fiz-me às praias circundantes da Costa da Caparica já que estive a viver neste local cerca de seis meses. 
Praias da Costa da Caparica:
Percorri a maioria das praias que vão desde da Cova do Vapor até à praia da Fonte da Telha, o qual é preciso um especial cuidado durante as pescarias nocturnas segundo os residentes locais dizem, sendo o local mais seguro nestas horas entre o posto da G.N.R. e da Policia Marítima. No local existe um paredão bastante extenso onde é possível pescar, sendo o corrico e a boia a modalidade mais praticada neste local. As praias no centro da cidade para a pesca de fundo são bastantes desconfortantes pois dificultam a vida ao pescador em todas as áreas. No Verão a pratica de pesca durante o dia é totalmente impensável fora dos paredões
 Falta realçar que nesta zona ainda se pratica a pesca de cerco com tractores, por isso é necessário escolher bem o pesqueiro caso se queira tirar algum peixe. Nas técnicas de boia e corrico em pleno Verão é uma maravilha, pode-se pescar a qualquer hora nos paredões pois o mar permite-o e os sargos andam sempre na zona.
Ora bem agora vou contar um pouco da aventura neste local.
Primeiro passo: Conseguir levar o material todo para Lisboa, nem vos passa o filme eheh.
Segundo passo: Conhecer alguém que conhece-se a zona para ajudar nas dicas.
Ora bem com o material todo reunido e graças a algum tempo gasto a falar com um vizinho o qual também é pescador, mais concretamente ao spinning, começo a recolher informações da zona, onde possivelmente tinha poços, coroas e por ai fora, isto em mais duas horas de conversa a porta de casa.

Primeiro dia de pesca: Dirigi-me a loja local, Caparica Pesca (https://www.facebook.com/caparica.pesca?fref=ts) onde fui atendido pelo Sr. Jorge, grande pescador e conhecedor daquela zona o qual ainda me deu mais umas dicas.
Primeiro dia de pesca e devido a não conhecer o local deixo-me estar a beira da Policia Marítima não vá alguém querer roubar o material. Tempo ameno mas o local não era o melhor para a pratica da pesca ao fundo, mesmo assim teimoso tento a sorte mas regresso de mãos vazias mas de alma lavada.
As pescas nesta zona foram variadas mas sempre sem êxito. Assim num sábado à noite decido ir a Fonte da Telha, aviso aqui para nunca irem sozinhos, sempre no mínimo com mais cinco pessoas pois é um local arriscado para pescarmos sozinhos de noite. Durante está noite apanhei apenas um sargo e saiu mais um sargueta, mas praticamente nunca tive paragem, pois levava mais três companheiros que nunca tinham pescado no mar, por imaginem bem o filme! No dia seguinte fui matar mais um bocado o vício e dirigi-me para o mesmo local. Pesca daqui pesca dacolá e o pessoal exclama alto a tua cana deu um toque, vou lá ver recolho lentamente e eis que sai um pregado na quebra da baixa mar, ok penso eu está a escurecer o mar vai virar vai dar uns peixinhos, isco, lançamento a bruto, como lhe chamo, e é quando não sai um tiro aos patos, e siga sentar um bocado que a vida de pescador é dura, passado cinco minutos parecíamos uns malucos a correr para a cana não era o tremendo coice que tinha levado, chego a beira dela linha toda laça e direcionada para norte e fico surpreendido alto que isto não é brincadeira, recolhe, aguenta, aguenta, recolhe, e o carreto sempre ZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZZ maravilha pensava eu, amanhã temos peixe no forno, pura desilusão quando vejo que era mais nem menos que uma saca enorme de plástico.
Continuava pensativo pois até a altura só tinha visto pescadores ou a corricar ou à boia, especialmente ao domingo de manhã nos paredões, onde andava o pessoal do surfcasting!
E quanto mais perguntava para mim onde poderiam estar eis que tiro as duvidas, praia de surfcasting ai está ela, Cova do Vapor, com mais de uma dezena de pescadores na primeira noite que fui até este pesqueiro, onde faz-me parecer tem imenso peixe miúdo ou então caranguejo.
Momento de tirar ilações, a praia que mais agradou foi a Fonte da Telha, praia mais selvagem, mais funda, por assim dizer mais a maneira do pessoal do Norte. Contudo apenas tirei durante este tempo todo, um pregado, uns sargos e um robalo e ganhei mais umas amizades e fiquei a conhecer uma zona nova para pescar sempre que possível.















 

Sem comentários:

Enviar um comentário