sexta-feira, 7 de fevereiro de 2014

Janeiro


Antes de mais todo grupo de amigos deste pequeno blog espera que tenham tido um feliz natal e um bom ano novo!
É verdade que não fizemos referência ao mês de Dezembro pois a partir do dia cinco do mesmo mês o tempo não permitiu que deslocássemos até as praias, sempre com grandes mares, vento forte e muita precipitação.
Assim estamos perante mais um ano, mais um mês, em que este grupo de amigos, que aos poucos vai aumentando e assim sempre que o mar deixa junta-se, numa média quatro a seis pessoas, o qual no inicio e muitas vezes ficava-se pelos dois.
Primeira pescaria do ano marcada para o dia onze, onde reunimos praticamente todos desde o Miguel, Mário, Vasco, Ricardo, Jorge, Jonas, se tiver enganado avisem. Uma grande recepção por parte dos labrax que não deram paragem a noite toda, só da minha parte foram pelo menos uns quinze devolvidos ao mar, pois não tinham medida, do qual todos queixávamos do mesmo. Tendo eu e o meu amigo Mário chegado por volta das vinte e uma e trinta o Ricardo avisa que mais para norte estavam a sair uns belos robalos. Assim rumamos para norte de onde avistávamos uma grande festa feita por dois aprendizes, claro está primeira vez que estavam a pescar não era a euforia com os belos robalos que já tinham arrecadado, cada um com os seus cinco robalos tudo na ordem de um quilo para cima. Teimosos mantínhamos a pescar, já experimentando de tudo mas o peixe estava mesmo à frente deles e não havia nada a fazer, só o nosso grande amigo Mário tinha tirado um robalo de quilo e meio. Após umas quatro horas de pesca, os dois pescadores que estavam mais a norte vão embora pois já tinham acabado com o isco e nesse momento digo ao Mário, “vou até onde eles estavam algo se passa naquele sitio”. Primeiro lançamento robalo de 800g, de seguida o Mário tira um de 1,200kg. Envio mensagem ao amigo Miguel, não obtendo resposta ligo, “anda para norte dizia eu”, passado meia hora chega a minha beira lança apenas uma cana, já cansado que estava de percorrer todo o areal com o material as costas, vê a minha pescaria e do Mário, aguardo mais um pouco e cansado diz, bem vou embora, quando damos por ela pimba robalo de quilo e meio. Cansados fomos todos embora mas satisfeitos, pois tinha sido uma grande pescaria.

Reunimos mais três vezes de seguida, onde o Vasco tirou um belo exemplar, e dias antes tinha arrecadado mais um bem jeitoso.
De resto as condições meteorológicas não tem deixado pescar, afirmando que o mês de Janeiro foi um mês de chuva, vento, frio, agitação marítima acima do normal, no qual apenas os termos com café nos salvaram.


Sem comentários:

Enviar um comentário