quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Forte da Ínsua – O pesqueiro dos robalos gigantes


 Este forte encontra-se situado na foz do rio Minho, fazendo fronteira com Espanha. É constituído pelo forte em si e por uma rochas um pouco distantes a norte, denominadas Ínsua Velha, sendo esse o ponto onde são capturados os maiores exemplares – atingindo alguns os nove quilos de peso.
De viagem – Moledo do Minho situa-se junto à foz do rio Minho a norte e a Vila Praia de Âncora a sul, cerca de 20km a norte de Viana do Castelo. A rede de auto--estradas e itinerários complementares nacionais torna fácil chegar a esta aldeia minhota, venha-se do norte ou do sul do País. Quem sair de Viana do Castelo pela Nacional 13 em direcção a Valença começa a encontrar setas que indicam Moledo logo a seguir a Vila Praia de Âncora.
A costa, rochosa, tem entradas de mar (regos) que, com o subir e descer das marés, a tornam rica em percebes, mexilhão, lapas, búzios, navalharias e santolas; os peixes que se alimentam destas iguarias arrastam atrás de si vários predadores de grande porte e assim se explica a abundância de robalos de tamanho considerável no Forte – bem como de safios, alguns a ultrapassar os 15Kg.
Como passar para o Forte – Para a passagem tem várias alternativas. Uma delas (e a mais usual) é recorrer aos serviços de um senhor daquele local, conhecido como Sr. Garrafão, que se encarrega de passar as pessoas e depois à hora combinada as vai buscar; outra, se caso for em grupos muito grandes, é fazer um pedido à Policia Marítima e solicitar que faça a passagem das pessoas para o forte.
O que pescar e como pescar – A pesca neste forte pode ser exercida em toda a modalidade existente, seja a pesca à boia, a pesca ao fundo, a pesca à chumbadinha, ao corrico e a pesca ao fundo.
A pesca ao Corrico – Esta pesca não requer, principalmente nesta zona, grande técnica, pois em toda a zona do forte se pode corricar e obter em qualquer das circunstâncias bons resultados.
O “chibo” (um chumbo com formato de peixe que leva numa extremidade alguns pelos de rabo de cavalo e dois anzóis), é excepcional e dá resultados realmente deslumbrantes. Outra técnica que dá bons resultados é a das raglou de onze centímetros, pois os restos de outros peixes que a corrente arrasta fazem de engodo e mal essa amostra cai na água...os robalos, principalmente, ficam maravilhados com elas e atacam ferozmente.
A pesca ao fundo – É realmente emocionante pescar peixes com alguns quilos, principalmente com esta técnica, já que as quantidades de robalos e sargos quando encostam ao forte são de grande porte e muito vorazes.
Na pesca ao fundo, conhecendo alguns pesqueiros, faz-se realmente boas pescarias com caranguejo de muda, rabo de polvo, amêijoa branca casulo, tiagem e isca mansa.


9 comentários:

  1. boa noite amigo,

    antes demais parabéns pelo blog que tem muito boas reflexões.
    Sou também eu um apaixonado pela pesca, e trago no meu imaginário , um carinho especial por moledo, e pelos pesqueiro da ínsua, quiçá um dia venha a conhecê-lo. Sou de lisboa, estive uma unica vez na foz do rio minho, e achei o local maravilhoso..tão pouco imaginava ,nesse tempo, as histórias de robalos que aquele local deveria ter para contar..

    aqui pelo sul pescamos muito ao robalo na costa de sintra.

    um grande abraço eboas pescarias
    Pedro:)

    ResponderEliminar
  2. Boa noite amigo Pedro.Desde já agradeço que tenha gostado deste blog e tenha sido util com a informação facultada!Em relação ao local penso ser o melhor, uns quantos metros distanciado da costa, rodeado por zonas de alimentação para o peixe que se pode pedir mais.
    Pois a zona de Sintra é muito boa segundo vejo em alguns videos.
    Abraço

    ResponderEliminar
  3. Olá Tiago !
    estive uma vez de passagem em moledo, ainda
    fiz uns lançamentos mas, nada
    na lota em vila praia de ancora vi lá uns robalos muito grandes

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá Sergio!
      Pois a pesca aqui nesta zona tem muito que se lhe diga, nem sempre saem os robalos que todos sonhamos tirar, mas as vezes quando menos se espera bate uns bichinhos jeitosos!

      Eliminar
  4. ola eu vi o vosso blogue e pensei em colocar uma duvida:

    Eu esta a pensar em ir pescar para seixas para a praia das pedras ruivas gostava de saber que espécies de peixe sai e que tipo de técnicas de pesca devo usar no local.

    Obrigado

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olá,
      Em Seixas podem sair uns robalos mas não são grande porte. Podem sair umas solhas, enguias.
      Bom, era sair uma truta salmonada como eu vi á algum tempo

      Eliminar
    2. Boa noite,

      Não é costume nosso ir pescar para seixas, para a praia das pedras ruivas. Como é obvio gostaria de o ajudar com uma resposta, o melhor mesmo só conhecendo alguém do local, ou que pesque nesse sitio.

      Abraço

      Eliminar
  5. Ola .parabens pelo blog .....ja deviamos ter passado um pelo outro p porque eu pesco nesta zona do norte .....abraco ... o encantador de robalos .pt

    ResponderEliminar