quarta-feira, 19 de junho de 2013

Vila praia Ancôra Pesqueiro de Verão



Situada na freguesia de Vila Praia de Âncora, esta praia é de tipo costeira e arenosa. A praia de Vila Praia de Âncora é uma praia que reúne todas as condições para passar um verão em grande estilo.
Dentro dos parâmetros de qualidade exigidos, os extensos areais (0,40 Km) e o mar, associados às paisagens deslumbrantes, propiciam a todos os banhistas uma época balnear extraordinária.
Cada vez mais procurada, esta praia contempla todos os equipamentos necessários ao seu usufruto e as suas qualidades terapêuticas, pela quantidade de iodo, são reconhecidas. Falámos da possibilidade de praticar qualquer tipo de desporto náutico, pesca desportiva, entre outros. Aqui, as pessoas com mobilidade reduzida também não são esquecidas. A Praia tem hasteado, desde 2005, a Bandeira "Praia Acessível, Praia para Todos", dado que reúne todas as condições necessárias para que as pessoas com deficiências motoras a frequentem, nomeadamente rampa de acesso, tiralô e estacionamento reservado.
Nos dias em que o clima não permite frequentar a praia, o veraneante pode simplesmente passear pelo Portinho e observar os pescadores a prepararem as fainas do mar, ou então, aproveitar e passear a pé, ou de bicicleta pela Ecovia do Atlântico. São passeios maravilhosos.
Em Vila Praia de Âncora existe também a Praia das Crianças que, tal como o nome indica, é adequada para as crianças. Aqui, o público mais jovem pode brincar, nadar, correr e saltar.
Esta praia está considerada pela União Europeia como praia execelente quanto à qualidade da água e tem sido contemplada no projeto "Praia Saudável", tendo sido atribuídos um painel informativo, 1 painel de Braille e 1 tiralô, patrocinado pala Fundação Vodafone.
Em 2011, a Praia de Vila Praia de Âncora foi também contemplada com o Galardão Bandeira Azul da Europa e está considerada "um dos 25 paraísos que vão estar na moda este verão".
Possui um Grande areal cheio de areios e alguns fundões bem acentuados,é a praia ideal para uma pescaria de verão visto que a maior parte não é concessionada.Os peixes que mais se encontram são Robalos,bailas,linguados,pregados e ocasionalmente uns bons ruivos e boas douradas.De dia os iscos preferidos são a coreana,bicha mansa e cagão.De noite que é quando saem os maiores exemplares:casulo,cagão,teagem e navalha são os que dão melhores resultados.


Visitem e boas pescarias!!!